AGRO
Secretário Gauchinho comemora resultados da 1ª Agrifest

Foto Arquivo/O Correspondente
Passada quase uma semana depois da 1ª Agrifest, o secretário de Agricultura de Carazinho, Anselmo Britzke, avaliou o evento que reuniu na Praça Abino Hillebrand diversos agricultores familiares com produtos oriundos direto do campo, desde embutidos, passando por queijos, bebidas como vinho e cachaça, hortaliças, verduras, frutas, panificados, bolachas e até sorvetes e mel. A iniciativa foi realizada com patrocínio de diversas empresas e a parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, que custeou a estrutura do pavilhão que recebeu os produtores com o selo Sabor Gaúcho.
Segundo Gauchinho, as projeções iniciais se confirmaram. Cerca de 15 mil pessoas visitaram a feira nos dois dias. Foram doadas 3 mi mudas de horatliças, 500 mudas de chás e outras 500 de árvores frutíferas. Em negócios, somente o primeiro dia rendeu R$ 60 mil para os produtores alocados no pavilhão. Somando estes expositores aos feirantes de Carazinho e a praça de alimentação gerou R$ 200 mil em negócios. "Somente uma feirante nossa, a Silvia, vendeu 240 cucas. O pessoal do pastel vendeu toda a produção em um único dia. Outros dois feirantes venderam mais que na Expointer, foi o caso das Rapaduras Scherer e o Salama Araldi. Teve gente que vendeu mais que na Expodireto, porque em Não-Me-Toque tem mais opções de um mesmo produto e aqui tivemos dois de cada. Foi um sucesso", contou.
O secretário também enalteceu a comunidade que prestigiou. "A cidade abraçou pois movimentou toda a cidade. Os feirantes querem voltar ano que vem, alguns pediram para fazer dois eventos por ano. Pessoal do mel e do artesanato também bastante contentes pelas vendas. Os shows agradaram bastante. Só temos que agrdecer a toda equipe que trabalhou e fez acontecer", disse.
Na segunda-feira (16), vários produtos disponíveis na feira foram para a EMEI Padre Gildo, no bairro Princesa. Foi uma ação social social realizada a fim de proporcionar para crianças que talvez não tiveram oportunidade de vistar conhecer os produtos.
A partir da semana que vem já começam os tratativos para a próxma edição, confirmada para os dias 12, 13 e 14 de junho, um dia a mais que este ano. A ideia da organização é aumentar o evento com mais expositores não somente da agricutura familiar, mas de outros segmentos.